Bebel
Bruna
Coga

Francisco
Gabi
Gil
Joana
Ligia
Mari
Moca
Rabuja
Rosana





Arquivos





quarta-feira, setembro 10, 2003  


Sobre pertencer a um mundo que não parece seu

Procurou a chave nova na bolsa velha. Encontrou e pode chegar: cansada, tarde, triste. Disse um oi pequeno, com menos de duas letras. Os olhinhos continham-se de fracassos, mas apertaram-se. Queriam ter o direito de ficar a sós: ela e os próprios olhos. Para que pudessem trocar experiências e travar a guerra diária contra a necessidade de fazer parte do mundo. Ela se deixou pesar inteira, sobre as tábuas corridas, enquanto andava sem forças em direção ao quarto. Jogou a bolsa contra a mesa. As chaves e moedas reclamaram do impacto. Mas ela fingiu não ouvir. E deixou-se deitar. Deixou-se deitar e derrotar pelos olhos contidos, que agora não se lembram mais como se faz para parecer civilizado. Queria esquecer. Queria renegar os luxos e os confortos em toda a sua fútil condição de existência. Para que não tivesse que responder à altura de todo investimento sem recibo. Todos os empréstimos sem juros, sem cobranças, sem prazos de vencimento. Sussurrava que teria que lutar contra isso para sempre: nunca se considerar digna daquilo que consome.

Descontrolava-se por tudo aquilo que não poderia retribuir, todo aquele conjunto de fatores que nunca havia pedido ou sequer sonhado. Nada daquilo parecia ser sinônimo de sua felicidade; mesmo que cada pequeno detalhe contribuísse no seu tempo certo. Ainda assim sentia-se ingrata. Ingrata e ridícula quando estabelecia comparações. Mas dramas particulares não podem ser relativizados. Ou perderão sentido. Ficarão minúsculos diante de um mundo de olhinhos vermelhos e injustiçados.

Revirou todas as culpas aparentemente infundadas que insistiam em existir. Remoeu todas as contradições que contorciam seus valores. Valores que outro dia, deu no jornal, foram dados como mortos. As buscas foram canceladas.
Mas eles estão aqui, bem aqui, mergulhados no tanque da varanda. Todos de molho.
   posted by Fernanda at 10:50 PM (imagens)

Comments:



Comments:


Powered by Blogger
Site Meter