É ruim não ter uma casa sua propriamente dita. Enquanto a obra não termina (as previsões otimistas apontam para o carnaval), vivo confinada neste apertamento. Como as listas não podem faltar, escrevi uma lista inspirada no filme (quase homônimo) teen, porém divertido.
1 - Não tem espelho. Sério, não tem. Ah tá bom, vai, tem aquele do banheiro. Mas alguma mulher consegue sair de casa sem se olhar decentemente num espelho de corpo inteiro? Aquela olhadinha rápida, discreta, mas necessária, né? Convenhamos... Dia desses cheguei ao ponto de chamar o elevador. Lá tem espelho de corpo inteiro.
2 - Não pode ter cachorro. Só que até poucos dias atrás tínhamos 3 (os filhotes já foram morar com seus respectivos donos, muito triste). Ia tudo muito bem camuflado e clandestino até o cara que dá banho avisar na portaria: "vou lá no 205 dar banho nos cachorros". Ui. Tudo por água abaixo. Mas caso você ouça algum latido acidental do corredor foi da televisão, hein. Eu e minha irmã temos deficiências mentais e assistimos "Bingo" e "Lassie" o dia inteiro.
3 - Dividir quarto. Eu não me lembrava o quanto isso é chato e inconveniente. Principalmente quando minha irmã inicia as sessões diárias de tortura ouvindo todas as versões possíveis de "Wherever you will go". Ou quando eu quero tocar e não posso, afinal ela está concentradíssima em sua leitura altamente intelectualizada: Rua do Medo - O Esfaqueamento Final, ou algo do gênero.
4 - A aura é péssima. Pra quem não curte essa coisa de aura, tarot, yoga e feng shui, eu posso provar concretamente: foram encontradas diversas simpáticas seringas, elásticos, entre outras coisas. Os artefatos ficam todos guardados dentro de um armário. No meu quarto. Agradável...
5 - O vento bate com tanta força na porta que eu corro para atendê-la de 5 em 5 minutos. Afinal, você não quer provocar latidos acidentais.
6 - Não há vaga pra mim na garagem. Então o carro fica do lado de fora e, se eu não levá-lo para ser lavado constantemente, corro sério risco de sofrer acidentes. Porque a maresia embaça os vidros, as folhas grudam no pára-brisa e os pássaros por ali têm ótima mira.
7 - Só existe uma chave. Afinal de contas, aquilo ali tá mais pra hotel que para apart. Mas a existência de uma única chave é um pouco problemática. Outro dia cheguei em casa, peguei a chave na recepção e entrei no apartamento. Não tinha ninguém e eu estava morta de cansada. O que você faz quando mal consegue ficar de pé? Bem, eu tomei um bom banho, vesti um bom pijama, liguei o ar condicionado, mergulhei na cama e apaguei a luz. Excelente. E então me lembrei: meus pais não têm como entrar em casa (casa?!). Legal. Acende a luz, sai da cama, muda de roupa e vai lá na recepção deixar a chave. Que horrível.
8 - Não tem frente e fundo. Essa é uma importante (e bem óbvia) lição aprendida com a minha vó e nunca deve ser esquecida. Todo apartamento, para ser bem ventilado, precisa ter janelas na frente e no fundo. Se tiver na lateral já quebra um galho, mas o ideal é frente-fundo. Pois é, lá só tem uma mini-varanda na lateral do prédio. E só. Digamos que antes do ar condicionado ser instalado sofríamos um pouquinho.
9 - Não tem computador. Isso é péssimo, qualquer um concorda. Porque não tem onde colocar o computador, já que só existe uma mesa que, obviamente, serve para as refeições. Sem computador, sem modem, sem internet. Oh, mundo cruel. Ainda bem que existe a casa da minha avó, que é suficientemente informatizada.
10 - Existe uma janela no banheiro (mas ela também é na lateral, então a razão 8 continua válida). Só que ela não fecha de forma alguma, é completamente emperrada. Isso traz não só o problema do frio e da chuva, em dias de frente fria, como também a alegria dos vizinhos que possuem binóculos no prédio ao lado.